Módulos e Cursos



Básico 1 & 2


  • Básico I – Curso que inicia uma série geral. O aluno entra em contato com aspectos gerais dos equipamentos Yaskawa e se familiariza com aplicações dos Software e de partes gerais de Hardware. Aprende movimentação, armazenagem e gravação de pontos de movimentação do Braço Robótico Industrial.
  • Básico II – Continuando a série inicial, o aluno compreende neste curso, os recursos gerais de movimentação e inicia a compilação de programas básicos para a área de produção industrial e aprofunda as sequências de programas para monolinhas fabris.

Intermediário 1 & 2


  • Intermediário I – O aluno entra em contato com plataformas gerais de programas usados na indústria. Compreenderá a utilização de eixos interpolados e poderá iniciar programas de produtos e comandos de produção sequenciados em casos e linhas de fabricação reais.
  • Intermediário II – O aluno continuará a observar os comandos padrões para produção industrial e utilização de recursos de programação que poupem os eixos de cada equipamento. Poderá entender programas de inserções mais complexos e de suavização da máquina.

Manutenção 1 & 2


  • Manutenção I – Neste módulo o aluno irá entrar em contato com aspectos gerais das revisões das máquinas Yaskawa e poderá compreender como operar e efetuar estas revisões. Poderá treinar de forma prática em um Robô didático (kit máquina) com mesmas etapas e características dos Robôs modernos e de mercado.
  • Manutenção II – Nesta fase o aluno poderá efetuar manutenções que vão além das revisões básicas dos Braços Robóticos. Trocas de eixos e de partes eletrônicas de gabinetes. Conseguirá ligar garras em entradas de dados. Saberá distinguir equipamentos inertes e gerenciados pelo Software, além de poder efetuar ligações de cabeamento externo e interno.

Avançado 1 & 2


  • Avançado I – Curso que compreende o aprendizado ligado a programas mais complexos e sequenciamento geral de produção. Esta etapa o aluno entra em contato com níveis mais profundos de comandos e ações de garras de solda e perfuração, pintura e pregação. Permite ao aluno conhecer programas reais de produtos e atuar na melhoria destes.
  • Avançado II – Esta fase permite que o aluno gerencie programas industriais de trabalho robótico, visando melhoria de rendimento e ganhos de produção significativos para a linha industrial. Com base em plataformas de programação de produtos existentes, o aluno poderá submeter seus programas em avanços específicos e atividades mais complexas.

Integração 1 & 2


  • Integração I – Esta fase do curso requer familiaridade com os braços robóticos e permite entrar em contato com automação de fábricas em monolinhas de produtos arquitetados ou não para a produção robotizada. Poderá efetuar programas complexos mediante um projeto de produto estabelecido pela Engenharia central de uma corporação.
  • Integração II – Curso que compreende as partes e o todo da Integração Robótica, desde os dados até a cooperação total entre Robôs. Apreende a programar vários braços em sincronia e atuar em linhas complexas de produção. A leitura de projetos e concepção da integração vem na sua totalidade mostrar que não há trabalho robótico sem a confecção de garras, projetos bem medidos e claramente executados.

Integração Avançada & Projetos


  • Este curso finaliza a série e mostra com clareza como executar toda a integração robótica e além disso, a execução de projetos de produtos e sistemas de automação robótica total. Esta fase é a que mostra toda a ligação entre a Engenharia de produto e processo juntamente com a fase de programação de processos robóticos na linha de produção industrial.